segunda-feira, outubro 31, 2005

Se

Se consegues manter a calma quando à tua volta todos a perdem e te culpam por isso.
Se consegues ter confiança em ti quando todos duvidam de ti e aceitas as suas dúvidas
Se consegues esperar sem te cansares por esperar ou caluniado não responderes com calúnias ou odiado não dares espaço ao ódio sem porém te fazeres demasiado bom ou falares cheio de conhecimentos

Se consegues sonhar sem fazeres dos sonhos teus mestres
Se consegues pensar sem fazeres dos pensamentos teus objectivos
Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota e tratares esses dois impostores do mesmo modo

Se consegues suportar a escuta das verdades que dizes distorcidas pelos que te querem ver cair em armadilhas ou encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida ficar destruído e reconstruíres tudo de novo com instrumentos gastos pelo tempo

Se consegues num único passo arriscar tudo o que conquistaste num lançamento de cara ou coroa, perderes e recomeçares de novo sem nunca suspirares palavras da tua perda.
Se consegues constringir o teu coração, nervos e força para te servirem na tua vez já depois de não existirem, e aguentares quando já nada tens em ti a não ser a vontade que te diz:"Aguenta-te!"
Se consegues falar para multidões e permaneceres com as tuas virtudes ou andares entre reis e pobres e agires naturalmente

Se nem inimigos ou amigos queridos te conseguirem ofender
Se todas as pessoas contam contigo mas nenhuma demasiado
Se consegues preencher cada minuto dando valor a todos os segundos que passam
Tua é a Terra e tudo o que nela existe e mais ainda, tu serás um Homem, meu filho!

Rudyard Kipling, Bombaim, 1936 – Londres,1865

3 comentários:

Anónimo disse...

O nome é muito muito sugestivo!
Mantermo-nos vivos (participativos, abertos ao mundo, interessados, etc., etc.) requer muito muito esforço, muita muita vontade

Anónimo disse...

e se não morrêssemos ?! a parte mais intrigante desta pergunta o “se” da vida.
Em tudo podíamos aplicar um “se” e alterar o curso da história que é a Vida. Ainda bem que não controlamos o “se”, porque SE o controlássemos seria a Morte da história da Vida.
A nossa natureza, a natureza dos Homo Sapiens Sapiens, é estranha: queríamos dominar o fogo e conseguimos…até ao dia em que começaram a arder milhares e milhares de hectares da Terra que habitamos, saindo o fogo de todo e qualquer controlo.
Queríamos dominar as águas e temos países abaixo do nível do mar! Incrível!
Queríamos dominar os céus… e colocamos uma bandeira na Lua!
Agora…queremos dominar a Vida! E clonamos ovelhas, bezerros e sabe-se lá mais o quê. Através da criogenese conservamos os nossos corpos, e conseguimos manter viva uma pessoa clinicamente morta…
O corpo não é a vida! As nossas atitudes, os nossos movimentos, os nossos pensamentos, as nossas acções …tudo isso é vida!
Há pessoas que “clinicamente” estão vivas mas no entanto estão completamente Mortas!
Queria conseguir mostrar… a vida que sinto quando uma criança sorri e me diz que já sabe cantar o “Pinheirinho” e me mostra o guarda-chuva novo do Shrek… quando me agarra que quase me torce o pescoço e me dá um beijo sem eu pedir…sinto-me mais viva!
Quando fico nervosa porque vou ter um encontro…quando fico inquieta porque Ele está próximo …quando me abraça e sinto a sua respiração…
Ainda bem que não posso controlar o SE…
A verdade é que todos pedimos coisas concretas, à noite nas nossas rezas…ainda bem que “Deus” ás vezes nos ouve um bocadito mal, SE me tivesse ouvido quando era nova e pedia para ficar com o meu primeiro namorado de escola…digamos que agora sei que não era o melhor para mim!
Hoje peço para viver…

Anónimo disse...

31 de Outubro foi o primeiro dia da minha nova caminhada... este texto é reflexo do meu interior e de todos os se's que levantei quando escolhi o único caminho possivel que tinha pela frente: VIVER! ainda bem que na minha caminhada coincidi com este blog... porque se não moressemos, é sinal que continuariamos vivos e, sendo assim, resta-nos fazer as cosias para que essa vida valha a pena! Força.

Uma nova visitante assídua!:)