terça-feira, dezembro 20, 2005

Canetas e Folhas

Uma folha em branco é como eu…
Um papel sem dono que pode ser escrito por todos…
Pode formar palavras…pode fazer sorrir…pode fazer chorar…
Pode levar a amar…pode fazer esquecer…
Pode ser reescrito por quem quiser levantar a caneta…
Mas por vezes esse papel fica gasto…
Gasto de tanto ser escrito e reescrito…
Nessas alturas torna-se apenas um pedaço de papel amarrotado sem vida…
Já fui de muitas cores e inclusive já fui reciclado…
Já ensinei crianças a escrever…
Já fui alvo de batalhas sentimentais…
Já fui o sonho de uma adolescente no seu primeiro amor…
Dentro de um pedaço igual a tantos outros já fui especial para alguém…
Já choraste com as palavras que escreveram em mim…mas nunca te lembraste que talvez tenha sido eu a reinventar essas letras…
Um dia enganei-te….
Troquei as palavras que tinhas escrito e fiz delas poemas de paixão, de loucura, de insanidade verbal…
Ficaste confuso e tentei explicar-te que tudo é reinventado a cada milésimo de segundo…
Expliquei-te que se tentares podes escrever uma nova história com capítulos de vida…com passagens de verdade…
Mas tu não quiseste entender ou simplesmente não quiseste saber…
Então escrevi eu…
Escrevi outra versão daquela história que podia ter sido a história da nossa vida…e passou a ser apenas uma história….
Mudei de página…de cor…de caligrafia …de caneta…
Troquei-te por aquela caneta de tinta permanente, que todos querem ter mas não sabem aonde se encontra…
Encontrei-a….
É agora minha….e tenho a certeza que tal como a tinta que não se esgota, a minha folha vai dar novas folhas, novos capítulos, diferentes versões…que um dia serão livros…
Talvez um dia abras esse livro…escrito pela caneta de tinta permanente e entendas…
Foi tua…foi minha…foi nossa…Mas…foi escrever uma nova historia!
Pérola

3 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante a forma como o que é escrito chega à minha alma e traduz o que de mais escondido tem em si... Obrigada! PaulaAlves

Xana disse...

Bem, impressionante.
Adorei.

Anónimo disse...

...nem todas as criticas são favoráveis,e esta é uma delas:
Pérola não te esforces demais!Quem lê, sente o texto; as frases bonitas nem sempre são sentidas e isso nota-se. Lamento mas não posso dizer que gostei.